
José Carlos
Rosmaninho Seabra
JOSÉ CARLOS ROSMANINHO SEABRA, filho de António João de Almeida Cerveira Seabra e de Maria Laura Falcão dos Reis Rosmaninho Seabra, nasceu a 3 de Novembro de 1956 em Lourenço Marques, Moçambique.
CARREIRA PROFISSIONAL E CARGOS QUE OCUPOU
- Em Julho de 1981 concluiu a sua licenciatura em Medicina, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, com a classificação final de 15 (quinze) valores.
- Em 1983 foi convidado para docente da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, primeiro como monitor e posteriormente Assistente convidado da disciplina de Fisiologia, cargo que ocupou até 1986, altura em que foi obrigado a renunciar por motivo de incompatibilidade com o internato de especialidade de Otorrinolaringologia que, entretanto, iniciara.
- Em Outubro de 1985 iniciou o Internato Complementar de Otorrinolaringologia no Serviço de Otorrinolaringologia do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia.
- Em Janeiro de 1990 fez o Exame Final do Internato Complementar de Otorrinolaringologia tendo obtido a classificação de 19 (dezanove) valores.
- Em Junho de 1990 efectuou exame à Ordem dos Médicos, para obtenção do título de Especialista de Otorrinolaringologia pela Ordem dos Médicos, tendo sido aprovado por unanimidade e distinção.
- Em Setembro de 1992 concorreu a uma vaga para Assistente Hospitalar do quadro do Serviço de Otorrinolaringologia do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, tendo sido admitido.
- Em Junho de 1996 candidatou-se ao cargo de Consultor da Especialidade de Otorrinolaringologia, tendo sido aprovado por Júri nacional em exame que decorreu no Hospital de S. José em Lisboa.
- Em Setembro de 2005 solicitou licença sem vencimento, de longa duração, tendo suspendido a sua colaboração no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia. A partir dessa altura tem exercido a sua actividade na Clínica de Vertigem e Zumbidos em Vila Nova de Gaia e nos Hospitais Privados de Portugal – Norte, actual Hospital Lusíadas Porto, onde é o responsável pelo sector de audiovestibulometria e reabilitação vestibular.
- Em 2006 foi convidado para assistente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, Curso de Audiologia, lugar que ocupou até 2016.
ACTIVIDADE CIENTÍFICA
- Em 1991 realizou um estágio de 4 meses no Departamento de Neurootologia do Serviço de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Würzburg (República Federal da Alemanha) sob a orientação do Prof. Claus Claussen. O objectivo deste estágio foi fazer uma sub-especialização em Otoneurologia, área da Otorrinolaringologia que se dedica em especial às perturbações de equilíbrio – vertigens, tonturas ou instabilidade – acufenos (ou zumbidos) e deficiências da acuidade auditiva de etiologia neuro-sensorial.
- Em Setembro de 1992 foi incumbido pelo director do Serviço de Otorrinolaringologia do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, de montar e estruturar um departamento de Audiovestibulometria, tendo sido posteriormente convidado para chefiar esse sector do serviço.
- Juntamente com outros dois colegas fundou, em 1993, o Grupo de Estudos da Vertigem. Este grupo visava a dinamização da Otoneurologia em Portugal e foi responsável pela realização de três congressos nacionais, que tiveram grande impacto na Otorrinolaringologia Portuguesa. Deste núcleo viria a nascer a actual Associação Portuguesa de Otoneurologia, da qual é membro fundador e membro da Direcção desde a sua criação.
- É com frequência convidado para participar activamente em Congressos e Reuniões Científicas como orador, palestrante ou para presidir a Mesas Redondas, tanto em Portugal como no estrangeiro.
- Foi e continua a ser, responsável pela organização de vários congressos científicos da área da Otorrinolaringologia e Otoneurologia.
- Desde 1985 é membro da Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Patologia Cervico-Facial.
- De 2000 a 2014 foi membro da direcção da Neurootologic and Equilibriometric Society (N.E.S.), sociedade internacional com sede na Alemanha, que congrega os mais prestigiados especialistas de Neurootologia de todo o mundo.
- Foi membro da Direcção da Associação Portuguesa de Otoneurologia desde a sua fundação em 1998 até Julho de 2013. Foi presidente da referida associação de 2010 a 2013.
- É Editor Associado (Associate Editor) da revista “International Tinnitus Journal”.
- É membro do Corpo Editorial (Editorial Board) da Neurootology Newsletter.
- Estas duas revistas científicas internacionais dedicadas aos temas da otoneurologia, especialmente vertigem e acufenos (zumbidos) gozam de grande projecção internacional junto da comunidade científica, estando inseridas no Índex Medicus.
- Pertence ao Conselho Editorial da revista “Clínica e Investigação em Otorrinolaringologia”.
- É membro da comissão científica da “Audiologia em revista”.
- Pertence ao International Tinnitus Study Group.
- Tem diversos trabalhos publicados em revistas da especialidade, tanto em Portugal como no estrangeiro.
É membro das seguintes sociedades científicas:
- Ordem dos Médicos
- Associação Portuguesa de Otorrinolaringologia e de Cirurgia Cervico-Facial
- Associação Portuguesa de Otoneurologia
- Neurootological and Equilibriometric Society
- European Academy of Otology and Neurootology
- Barany Society
- European Academy of Facial Plastic Surgery

